TEMA: EMPODERAMENTO

Nelson Mandela Rocks!

Não existe nada mais eficaz para que uma pessoa se sinta plenamente feliz e realizada do que assumir por completo o controle de absolutamente tudo que acontece em sua vida, principalmente seus pensamentos e emoções.

blog-goalcoaching-empoderamento1

É muito comum encontrarmos pessoas descontentes com a vida, com a cidade onde moram, com a mulher, com o marido, filhos, condição social, e que insistentemente reclamam e desabafam, porém, não fazem absolutamente nada a respeito para mudar alguma coisa.

Repare em seu ambiente de trabalho, faculdade, talvez até mesmo em sua casa. As pessoas se juntam para desabafar, falar das dificuldades, reclamar da vida, do chefe, do clima e de quem mais surgir em seus pensamentos.

Preferem terceirizar a vida e encontrar culpados, em vez de assumir a responsabilidade e tomar a decisão de mudar a própria condição. É muito mais fácil fazer isso, mas é uma pena que isso apenas prolongue a frustração e raramente trará um resultado efetivo.

Até mesmo em dias bons e repletos de acontecimentos positivos, tendemos a rebaixar nossas emoções para nos equiparar com a realidade da maioria. Afinal, seria estranho aproximar-se de um grupo de “reclamadores” da vida expelindo alegria, entusiasmo e motivação, não é mesmo? No mínimo, começariam a falar mal de você!

Não é a toa que muitas pessoas se sabotam no caminho ao sucesso. Elas simplesmente não fariam mais parte de um grupo próximo e de confiança, mas que ao mesmo tempo empurram a vida com a barriga, não têm brilho nos olhos, não inspiram, não contribuem em nada com seu crescimento.

blog-goalcoaching-empoderamento2

Nessas horas lembro-me de um texto de Nelson Mandela, chamado Nosso medo mais profundo. Nele, Mandela discorre exatamente sobre isso, sobre a tendência natural em nos diminuirmos, ao invés de nos empoderarmos, e nos incentiva a mudar essa lógica, por que todos nós nascemos para brilhar.

Nosso maior medo não é sermos inadequados. Nosso maior medo é não saber que nós somos poderosos, além do que podemos imaginar.
É a nossa luz, não nossa escuridão, que mais nos assusta. Nós nos perguntamos: “Quem sou eu para ser brilhante, lindo, talentoso, fabuloso?”.
Na verdade, quem é você para não ser? Você é um filho de Deus.
Você, pensando pequeno, não ajuda o mundo. Não há nenhuma bondade em você se diminuir, recuar para que os outros não se sintam inseguros ao seu redor.
Todos nós fomos feitos para brilhar, como as crianças brilham. Nós nascemos para manifestar a glória de Deus dentro de nós. Isso não ocorre somente em alguns de nós; mas em todos.
Enquanto permitimos que nossa luz brilhe, nós, inconscientemente, damos permissão a outros para fazerem o mesmo.
Quando nós nos libertamos do nosso próprio medo, nossa presença automaticamente libertará outros.

Então seja diferente, saia do grupo dos reclamadores e entre para o grupo dos solucionadores. Controle seus pensamentos. Fique atento ao que se passa dentro da sua cabeça. Perceba se é algo útil ou algo que não leva a lugar algum. Perceba se o seu foco está no problema ou na solução, se está no passado ou no presente e futuro.

blog-goalcoaching-empoderamento3

Se o seu pensamento estiver te ajudando a sair do estado PROBLEMA, ótimo, caso contrário, identifique e substitua por algo que te leve à solução, independente do que seja e de quem esteja envolvido, seja você a solução, faça algo diferente para ter resultados diferentes.

Faça o teste por uma semana e comente aqui embaixo o que aconteceu. Estou curioso para ver como seus novos pensamentos e comportamentos estão impactando a sua vida e a vida das pessoas ao seu redor.

Até o próximo artigo 😉

Comentar com o Facebook

Comentários